Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.
Ler Política de Proteção de Dados..

Caso Geral

Os resíduos de baterias não devem ser depositados juntamente com outros resíduos (p.e. com resíduos urbanos), pois podem conter substâncias perigosas com impacte negativo na saúde humana e no ambiente (p.e. solução de ácido sulfúrico, metais pesados) ou materiais recicláveis (p.e. plástico e diversos metais). Quando a bateria do seu veículo atingir o fim de vida, entregue-a num centro da REDE VALORCAR. Deste modo assegura o seu tratamento de forma ambientalmente adequada.

Conselhos para prolongar a vida útil da sua bateria

A duração média de uma bateria de chumbo-ácido (utilizada nos veículos com motor de combustão para o arranque, iluminação e ignição) situa-se entre os 3 e os 5 anos, mas pode variar bastante em função de diversos fatores:

  • 1. Quando o veículo se encontra parado, a bateria descarrega de forma gradual, pelo que, no caso de paragens mais prolongadas, esta acaba por descarregar totalmente. Para ajudar a prolongar a vida útil da sua bateria, é recomendado que coloque o motor em funcionamento regularmente (por exemplo, efetuando pelo menos uma deslocação por semana). Se prevê deixar o seu veículo parado durante muito tempo, o melhor é desligar a bateria, bastando para tal retirar a ligação ao borne negativo.
  • 2. A maior descarga da bateria ocorre quando se liga o motor (arranque). Assim, se ligar e desligar o carro em curtos espaços de tempo ou se realizar deslocações curtas estará a contribuir para um maior desgaste da bateria, pois esta necessita de alguns minutos e de alguns quilómetros para regenerar totalmente a sua carga.
  • 3. Ao utilizar equipamentos elétricos do veículo com o motor desligado, corre o risco de descarregar completamente a bateria e contribui para o seu desgaste prematuro. Assim, recomenda-se que desligue todas as luzes e evite utilizar outros equipamentos elétricos, como o rádio, o GPS ou o sistema de aquecimento/refrigeração, quando o motor está parado.
  • 4. Ao sujeitar um veículo parado a temperaturas extremas, está a contribuir para um desgaste prematuro da sua bateria. Assim, recomenda-se que evite ter o veículo parado durante muito tempo em ambientes com temperaturas superiores a 30 ºC ou inferiores a 5ºC.
  • 5. Se a bateria não estiver bem presa, pode vir a deslocar-se e, consequentemente, vir a sofrer danos internos e curto-circuitos que encurtam a sua vida útil. Assim, recomenda-se a verificação regular do bom estado da bateria (fixação dos cabos de ligação, ausência de corrosão nos terminais, limpeza de película branca formada em redor dos bornes, nível de carga e voltagem de saída adequados, etc.), por um técnico especializado.

Veja aqui a lista de centros RB